Marketing digital para Microempreendedores: 4 dicas para começar! Quem é MEI também pode usar o marketing digital para impulsionar seu negócio

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O marketing digital é considerado uma peça fundamental para potencializar seu negócio. Mas não pense que marketing digital só pode ser usado em grandes corporações ou para marcas que já atuam há anos. Se você é um microempreendedor e possui um pequeno negócio, pode ver esse grande recurso tornar sua empresa em algo incrivelmente valioso.

 

Porém, essa poderosa ferramenta não deve ser usada de qualquer maneira. Embora alguns donos de negócios imaginem que marketing digital seja somente criar uma página no Facebook, por exemplo, esse recurso vai muito além disso. E uma fan page é somente uma das várias dicas disponíveis dentro desse universo.

 

O que é o Marketing Digital?

 

O marketing digital é uma forma de otimizar custos de divulgação e posicionamento de sua marca através da promoção de produtos e/ou serviços em canais digitais.

 

“Mas isso não é igual a um marketing tradicional”? Em partes. Ele expõe sim todos os aspectos e esforços mercadológicos e comunicacionais de sua marca. Contudo, todas essas informações são expressas e promovidas em mídias digitais. E isso inclui redes sociais, sites, blogs, conteúdos, entre outras opções.

 

Para um microempreendedor, o marketing digital se torna uma ferramenta perfeita porque ela oferece flexibilidade na hora de anunciar os produtos e o tipo de trabalho feito. Além disso, a capacidade de atrair mais clientes e de fidelizá-los logo no início do crescimento do negócio é bem mais forte. Fotos, vídeos, compartilhamentos e outras peças de comunicação são direcionadas a públicos específicos para sua marca e com potencial poder de compra. Isso economiza tempo, custo e sua campanha é muito mais satisfatória.

 

E isso é difícil? Não, mas também não é um trabalho simples. Mas de nada adianta aderir a uma nova ferramenta sem saber usá-la direito. Por isso, 4 dicas primordiais podem ajudar você, pequeno empreendedor, a usufruir das vantagens que o marketing digital pode lhe oferecer.

 

1 – Crie um site

 

 

 

Se estamos falando de marketing digital, tendo a internet como palco principal, é impossível não ter um site para ser visto. Esse espaço é sua vitrine virtual e, através dela, os clientes terão um contato próximo com seus produtos e serviços a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas para funcionar positivamente, seu site deve ter uma boa aparência e de fácil navegação, otimização de navegação para dispositivos móveis e com conteúdos veiculados com frequência.

 

2 – Marketing digital exige redes sociais

 

 

 

 

O Brasil é um dos países que mais navega em redes sociais, segundo pesquisa feita pela organização We Are Social em 2015. Um brasileiro gasta mais de 5 horas por dia acessando perfis em redes sociais, especialmente por dispositivos móveis. Imagine a oportunidade que seu negócio tem para atrair esse público!

 

Considere o ato de criar uma página no Facebook, Instagram ou outra rede social conveniente ao seu trabalho para que o público veja sua marca com mais frequência. E é claro, fomentar sua página com conteúdo relevante, atendimento rápido e aperfeiçoar as publicações são atitudes importantes.

 

3 – Faça convergências de estratégias

 

 

Ao montar sua estratégia de marketing digital, pense em interligar todas as estruturas em que seu negócio está relacionado para que todas funcionem na mesma sintonia. Por exemplo, seu blog não deve estar desatualizado enquanto seu Facebook está tendo um alcance contínuo. Quanto mais pessoas verem seu negócio em qualquer espaço na Internet, mais eficaz será o marketing digital.

 

Essa situação requer bastante engajamento, através de fornecimento de links, indexação de conteúdo em mecanismos de busca (Google, Bing!, etc.) e outras táticas. Pense que seu pequeno negócio é uma criança que está aprendendo a caminhar. Quanto mais auxílio tiver, mais fácil será dela dar seus primeiros passos de forma positiva.

 

4 – Mensure tudo!

 

 

 

Acredite, mensurar talvez seja a atividade mais importante de todas dentro do marketing digital! Para ver seu trabalho rendendo, é preciso ver cada detalhe. O alcance de público diminuiu em sua página no Facebook? As pessoas estão querendo mais links de compra no blog? A frequência de conteúdo no Instagram é mais vista? Essas informações precisam ser datadas e analisadas continuamente para que as estratégias de marketing digital apresentem um resultado positivo. Não deixe de conferir esses dados diariamente! Isso sinaliza para possíveis ações que podem expandir seu negócio e torná-lo em uma grande referência.

 

Enfim, o ato de colocar seu pequeno negócio no universo digital lhe garantirá infinitas possibilidades de crescimento. O importante é usar o marketing digital da melhor forma, seguindo esses passos, para que os resultados positivos venham surgir. A VR Assessoria pode lhe ajudar a fornecer dicas sobre como começar e auxiliar no planejamento de marketing digital da sua marca. E aí, preparado?

 

 

 

 

Fontes: http://www.implantandomarketing.com/marketing-digital-dicas-para-voce-que-e-micro-empreendedor-individual/

https://upsites.digital/marketing/marketing-digital-para-microempreendedores/