IGTV: o que é e como apostar nele? Nova plataforma de vídeo do Instagram permite subir vídeos de 15 segundos a 1 hora. Confira como incluir o IGTV na divulgação da sua empresa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No dia 20 de junho, o Instagram lançou o IGTV, uma nova plataforma de vídeos para concorrer diretamente com outras plataformas já consolidadas no mercado, como o Youtube. Nele, o tempo dos vídeos podem ser de 15 segundos a 60 minutos.

 

O novo app tem a mesma plataforma do Instagram e você pode acessar por ele mesmo pelo ícone de uma tv que fica ao lado do “direct” ou pode baixar o aplicativo IGTV e ficar usando a parte do Intagram. Vale lembrar que o login para os dois é o mesmo, portanto os perfis dos seguidores também são os mesmos.

 

O IGTV só aceita vídeos no formato vertical e até 4K, ou seja, 4000 pixels na horizontal e 2000 na vertical. Ainda não sabe se será pra sempre assim, ou se o Zuckeberg pretende mudar futuramente. Mas sabemos que o app foi elaborado pensando nos produtores de conteúdo que já usam o Instagram como forma de divulgação, mas até então não conseguiam mais tempo de vídeos para seus conteúdos.

 

Sabe-se que vídeos mais longos com 1 hora de duração apenas os produtores com contas verificadas ou com alto alcance conseguem fazer o upload. Outra contas conseguem upload com até 10 minutos, mas muito conteúdo pode ser abordado em 10 minutos, não é mesmo?

 

E o conteúdo do IGTV?

 

O conteúdo do IGTV é para ser diferente do Youtube, por exemplo. Não se pode pegar um vídeo que está no Youtube e, simplesmente “jogá-lo” nessa nova plataforma, pois ficará sem enquadramento e, muito provavelmente, seus seguidores já visualizaram. Então o que agregará para eles?

 

Conteúdo novo! Essa é a ideia principal para sua conta. O que você pode mostrar aos seus seguidores que eles ainda não viram e não sabem? Gravando com o celular em pé ou uma câmera na vertical você está adequado para subir um vídeo no app e deixar seus seguidores mais informados sobre seu trabalho.

 

Começando seu canal

 

Como dito acima, a gravação deve ser feita com celular em pé. O IGTV quer algo natural e por isso os vídeos são enviados direto do celular. Após fazer a gravação, você deve acessar o IGTV e selecionar o ícone de engrenagem (que fica no meio da tela do lado direito) e clicar em “Criar canal”. Depois basta seguir as instruções que o seu canal estará pronto e você consegue fazer uploads de vídeos de 650MB a 5,4GB.

 

Como no Stories, os dados de engajamento e interações são importantes e você saberá a porcentagem média assistida pelos visualizadores, além de um gráfico de linhas com a retenção do público e isso é bem legal para métricas de quem o usa como forma de trabalho. Já as curtidas, comentários e número de views você e todos os seguidores que assistir terão acesso.

 

Uma coisa legal que o IGTV proporciona, é que o vídeo pode ser postado também no Facebook, na qual sua conta está vinculada.

 

E aí, está preparado para usar essa nova ferramenta?

Caso tenha dúvidas, compartilhe conosco nos comentários.