Marketing Sazonal O que é e como aproveitar para sua empresa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você pode não saber o nome, mas se tem uma empresa/loja, muito provavelmente já usou o Marketing Sazonal para aumentar o faturamento em datas comemorativas, como Dia das Mães, Festival de Parintins, entre outros.

 

Aproveitar as datas especiais para impulsionar as vendas, aliado a uma estratégia e planejamento, evita que você fique com o produto parado e  promove uma melhor movimentação no seu estoque e, porque não, no faturamento.

 

Estratégias

 

Você já pensou em montar alguma estratégia este ano? Passamos por um “feriadão” aqui em Manaus agora – 5 e 7 de setembro – e, mesmo a data não sendo como “Dia das Mães”, “Dia dos Pais”, uma estratégia pode ser elaborada tratando especificamente aquilo que você precisa. Descontos e promoções são algumas das opções que temos para atrair o público até você.

 

Por onde começar?

 

O primeiro passo é criar um cronograma. Entender qual o objetivo é essencial para ele,  o cronograma, ter início, meio e fim.

  • Qual objetivo que tenho? Vender mais? Deixar a marca conhecida?
  • Qual o público-alvo?
  • Como vou comunicar meu cliente / prospect? Quais ferramentas? Redes Sociais, e-mail marketing, sms, anúncio em rádio…?
  • Quais formatos serão usados? Posts fixos, vídeos, gifs…?
  • Qual a periodicidade? Quantos dias, quantas inserções por dia…?
  • Quais os benefícios a oferecer? Descontos, promoções, assinaturas…?

 

Quando estiver os itens acima respondidos é imprescindível avisar sua equipe de trabalho. Deixar todos cientes da ação que vai acontecer é importante para empresa ter uma comunicação alinhada.

 

Mensagem

 

A mensagem a ser passada durante essa ação deve ser legível, simples e fácil de entender. Por isso, entender seu cliente, as emoções e as necessidades é importante para a elaboração da mensagem do marketing sazonal.

 

Caso se use rede social (o que super recomendamos), é  importante entender e saber o público de cada uma e qual a mensagem a ser passada por elas. Montar uma estrutura para apenas uma rede e apenas repassar as informações para as demais pode ser uma ação errada, além de um mal investimento.

Pronto, a partir dos pontos acima você pode aproveitar melhor as datas sazonais e também criar ações fora de época para sua empresa. 

Esse post foi útil pra você ou tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! 🙂