O que esperar das plataformas em 2020 Especialista fala sobre as inúmeras mudanças, além da valorização dos seus usuários

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No ano de 2019 muitas mudanças ocorreram nas plataformas digitais e 2020 promete ainda mais. Humanização é uma delas.

Neste último fim de semana, o Google lançou sua atualização nos Estados Unidos com a versão Google Bert, sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, seu novo algoritmo de pesquisa. Em resumo, BERT vai ajudar a entender as pesquisas de uma forma mais parecida com os humanos. Sua maior mudança nos últimos cinco anos.

No comunicado de lançamento, o VP de Pesquisa do Google, Pandu Nayaka, afirma que aprendizados iniciais do BERT em inglês serão utilizados em outras línguas. O português é citado como uma das que se beneficiará com isso, principalmente se tratando de featured snippets. Apenas as pesquisas em inglês é que verão mudanças no ranqueamento das respostas neste momento. No entanto, a data ainda não foi definida, apenas sabemos que acontecerá em 2020.

De acordo com Glêbson Santos, este novo algoritmo vai facilitar as pesquisas e ajudar quem vive de blogs a ranqueá-los, porque o sistema não mais fará uma pesquisa por palavras, mas sim por contexto.

“Aguardei por muitos anos esta mudança, pois chega de entrar em sites que não tem a ver com a pesquisa que você fez. Os modelos gerados na pesquisa poderão interpretar o contexto completo de palavras pesquisadas usando todos os termos. Isso é particularmente útil para entender a intenção por trás da pesquisa. E o SEO e RANKPAGE? Vai melhorar com o BERT e os analistas vão precisar estudar como trabalhar com este novo conceito de busca e otimização dos sites.”, explica Santos.

Facebook

 

O Facebook, que mudou o algoritmo, desenvolveu uma plataforma para automatizar as publicações: “estúdio de criação”, que possibilita o agendamento de postagem no Facebook e nas contas interligadas ao Instagram, o que facilita muito usuário que tem as duas contas comerciais, não tendo mais a necessidade de se contratar empresas que faziam essas automações.

O investimento maior do Facebook está sendo em facilitar a vida de novos e pequenos negócios, com uma plataforma totalmente voltada com cursos on-line e alguns presenciais para quem deseja viver da internet e principalmente, queiram vender dentro do Facebook.  Isso porque a plataforma mantém um histórico pessoal da interação de seus usuários com publicações de páginas ou amigos e, com isso, o algoritmo da rede social consegue prever o que cada um quer ver no feed baseado nessas interações com páginas e amigos.

Com novas mudanças, cada campanha que será criada dará o retorno cada vez mais desejado por possuir informações precisas do usuário. Há uma preocupação em banir cada vez mais as “fake news”, principalmente em época de eleições que irá começar na campanha nos Estados Unidos. De acordo com Glêbson há estudos americanos que acreditam no boicote da plataforma para a imprensa nesse tipo de interferência ao reprimir o conteúdo jornalístico e devemos aguardar essas modificações.

 

Outra novidade que está em teste nos Estados Unidos, são as mudanças no marketplace, em que alguns produtos podem ser visualizados em 3D sem óculos, para possibilitar aos usuários a sensação de estar com aquele produto. Isso vai revolucionar o mercado para alguns produtos e, de acordo com o especialista, a novidade fará aumentar o consumo e engajamento na plataforma e completa: “o Facebook precisa se reinventar e oferecer oportunidades para que os usuários fiquem, e assim tê-los mais próximos. Imagina assistir um vídeo em 3D sem precisar de óculos no seu feed? E ver como fica com uma roupa ou boné,  sem precisar ir a uma loja física? Isso já é realidade. Está em teste e chegará por aqui no próximo ano”, enfatiza.

As mudanças não param: “Agora, pense em comprar um curso qualquer no Facebook de algum produto e dentro da própria plataforma fazer o curso? Pois é, ano que vem promete, há um estudo sobre o tema e  uma oportunidade para o Facebook ainda cobrar pelo espaço das empresas e produtores de conteúdo de ensino a distância. Mais uma mudança que vem chegando”, afirma Santos.

 

Instagram

 

O declínio orgânico do Instagram será inevitável e já está acontecendo a cada alteração do algoritmo. A ideia é faturar das empresas que desejam ter espaço no Instagram com novidades: “vem um IGTV reformulado para competir com o Youtube e SnapChat, criando a oportunidade de séries e vida longa aos vídeos mais longos nesta plataforma. Uma outra novidade que vai surgir, é criar uma promoção da live do Instagram ao vivo com seu amigo famoso compartilhando a promoção nas duas redes para que compareçam mais pessoas nela”, diz Glêbson.

Segundo especialista, a integração das lojas do Instagram são feitas através da aplicação Shopify e depende de alguns fatores para que funcionem a contento. Uma tendência é que o Instagram faça todo o papel sem depender de outra solução para isto. Outro recurso, é a disponibilidade de produzir vídeos curtos como no Tik Tok dentro da plataforma, visando os jovens. Outra coisa programada para o próximo ano, é limitar perfis que vendem dietas de emagrecimento e os perfis infantis. Este ano, os robôs estão sendo cassados,  o que tem feito empresas fecharem neste segmento de automação. O Instagram quer perfis reais para que possa investir em uma tecnologia que favorecerá o usuário.

Twitter, WhatsApp, Telegram

E o Twitter? Esta rede social continuará oferecendo a oportunidade das marcas alcançarem muitas pessoas de forma mais econômica. Vai priorizar o social mesmo sendo uma das redes mais baratas para se anunciar.

De acordo com Glêbson Santos, o Whatsapp e Telegram também passarão por algumas alterações para atender a demanda dos grupos de conteúdo. Com isso, o Telegram tem tendência de crescimento maior, pois dá oportunidade de grupos com número ilimitado de pessoas e está sendo muito utilizado por  profissionais do marketing digital.

 O que mais vem por aí? 

 

  1.     A melhora dos grupos do Facebook será benéfica para as empresas e também para os seguidores destes grupos;
  2.     Vídeos mais elaborados e em 3D vão chamar a atenção novamente para os jovens permanecerem e os adultos gastarem mais tempo on-line e as marcas, em contrapartida, vão produzir materiais inovadores usando o recurso;
  3.     Tendência de cursos de produtores externos no Facebook facilitando assim o aprendizado dentro da própria rede social;
  4.     As promoções de lives pelo Instagram entre duas pessoas vão possibilitar troca de seguidores;
  5.     Venda tudo dentro do Instagram com sua loja sem precisar de outra solução para isto;
  6.     Twitter uma oportunidade de tráfego pago mais em conta no ano de 2020;
  7.     Ganho de tempo de pesquisa dentro do Google usando a nova forma de pesquisa chamada BERT;
  8. Tik Tok é uma plataforma jovem e pode continuar sendo explorada em 2020 para quem deseja atingir o público jovem;

 

O tráfego das principais plataformas digitais:

 

  •     YouTube – 22,77 bilhões de visitantes por mês
  •     Facebook – 19, 2 bilhões de visitantes por mês
  •     Twitter – 3,62 bilhões de visitantes por mês
  •     Instagram – 2,86 bilhões de visitantes por mês
  •     LinkedIn – 917 milhões de visitantes por mês

 

 

Fonte: Consultoria Glebson Santos e Agência Network

Sobre Glêbson Santos: atuante no Marketing Digital desde 2008, formado em Tecnologia com especialização em gestão de projetos com cursos de especialização em diferentes áreas: SEO, Google Adwords, FaceAds, Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico, Inbound Marketing, Empreendedorismo, Comportamento Digital e Neuromarketing, Usabilidade e Acessibilidade.