PMKT
2019




Regulamento

PRÊMIO AMAZONENSE DE PROPRAGANDA E MARKETING (PMKT) 9º EDIÇÃO

 

Regulamento

 

O sucesso de uma ideia nunca é por acaso. Ele é o resultado do esforço e talento de equipes de profissionais que dedicam sua vida a uma paixão em comum: a comunicação. 

E foi com esse propósito, de promover e desenvolver o mercado de comunicação no Amazonas, que o PMKT nasceu.

Hoje, em sua 9ª edição, o PMKT já premiou o talento de diferentes gerações de comunicadores e pode ser considerado o maior evento do seu segmento na região, envolvendo agências de publicidade, profissionais de marketing, jornalistas, relações públicas, estudantes de comunicação e empresários do mercado local.

Com responsabilidade, ética e respeito ao nosso mercado, o Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing é uma realização da VR Assessoria.

A abrangência desta premiação é o Estado do Amazonas, com as seguintes premiações:  

TOP MARKETING EMPRESARIAL – MARCAS MAIS LEMBRADAS NO MERCADO.

CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA – CAMPANHAS, VÍDEOS, SPOT’S, JINGLE’S, ANÚNCIOS, MARKETING DIGITAL, MÍDIA EXTERIOR, MATÉRIAS JORNALÍSTICAS E CASES DE SUCESSO.

Estas premiações dividem-se em:

1. Troféu “Top Marketing Empresarial”

A VR Assessoria em Comunicação e Marketing, em parceria com a Action Pesquisas de Mercado, realiza uma pesquisa em 24 (vinte e quatro) segmentos para identificar as empresas destaques do ano. Desta forma, são premiadas com o troféu “Top Marketing Empresarial” as empresas e órgãos públicos mais lembrados pelo consumidor no mercado amazonense. Os segmentos são:

a) Loja de móveis;m) Refrigerantes;
b) Loja de Eletroeletrônicos;n) Cervejas;
c) Loja de Eletrodomésticos;o) Concessionárias de Veículos;
d) Loja de Confecções;p) Indústrias do Polo Industrial Manaus;
e) Loja de Materiais de Construções;q) Construtoras;
f) Drogarias;r) Escolas Particulares;
g) Óticas;s) Escolas Públicas;
h) Shopping Centers;t) Universidades Particulares;
i) Supermercados;u) Universidades Públicas;
j) Restaurantes;v) Planos de Saúde;
k) Água Mineral;w) Telefonia Celular;
l) Guaraná Regional;x) Órgãos Públicos.

2. Troféu “Criação Publicitária”

Com o objetivo de estimular a produção publicitária local, são selecionadas as melhores campanhas publicitárias e peças veiculadas no mercado amazonense nas categorias: 

CAMPANHA PUBLICITÁRIA | Estão inseridas nesta categoria campanhas publicitárias com um conjunto de peças (mínimo de 05) seguindo o mesmo conceito, aplicado em diversos meios de comunicação para o mesmo cliente. 

SUBCATEGORIAS: Institucional e varejo (promocional).

UTILIDADE PÚBLICA | Estão inseridos nesta categoria comerciais e/ou peças que tenham divulgado serviços de utilidade pública ou de cunho social, tanto de clientes da iniciativa privada, quanto do setor público. 

MEIOS: Jornal, Revista, Rádio, TV, Mídia Exterior e Internet. 

MERCADO | Estão inseridos nesta categoria comerciais e/ou peças isoladas que tenham divulgado qualquer marca, produto, promoção ou serviço de mercado.

MEIOS: Jornal, Revista, Rádio, TV, Mídia Exterior e Internet. 

ACADÊMICO Troféu “Victor Ribeiro” | Estão inseridas nesta categoria campanhas publicitárias criadas por acadêmicos das instituições de Ensino do Amazonas, nas graduações de Marketing e Comunicação Social Habilitação em Publicidade.

 

3. Troféu “Melhor do Jornalismo”

São premiados os melhores jornalistas autores de matérias de temas livres, veiculadas nos diversos meios de comunicação no mercado amazonense.

 

4. Troféu “Melhor Case de Relações Públicas”

São premiados os melhores cases de Relações Públicas a partir de ações ou projetos realizados dentro das empresas e universidades no mercado amazonense. 

 

5. Inscrições

5.1 – As inscrições ocorrerão de 19 de agosto a 30 de setembro de 2019 através do site www.vrassessoria.com.br/pmkt

5.2 – Podem se inscrever para concorrer ao troféu “Criação Publicitária” agências de publicidade e Marketing. 

5.2.1 – As agências participantes deverão entregar:

Carta

Após o término do período de inscrições, será gerado um documento com a relação de todas as peças válidas inscritas através do site. Este documento será enviado para o e-mail cadastrado no site e deverá ser assinado pelo Diretor de Criação. Não é necessário enviar via física, deverá ser escaneado e enviado para e-mail [email protected] 

Ficha de Inscrição

Deve ser preenchida uma ficha por campanha e/ou peça inscrita, através do site. 

Envio de peças

Realizar upload de uma cópia apócrifa (sem identificação) das peças inscritas.

Nos formatos: 

Vídeo – Arquivo em MP4 em alta resolução;

Imagem – Arquivo em PNG em condições para exibição;

Áudio – Arquivo em MP3 em condições para exibição.

Case – Arquivo em PDF.

Autorização

A autorização de uso de imagem das peças é aceita no ato da inscrição através do site.

Refere-se ao direito do uso da imagem em todo e qualquer material entre fotos, documentos, vídeos e redes sociais, para ser utilizada pela empresa VR Assessoria em Comunicação e Marketing. Concedido a título gratuito, abrangendo todo o território nacional e no exterior. 

Veiculação

Anexar no ato de cada peça individual ou campanha o Pedido de Inserção (PI) de peças veiculadas no período entre janeiro a dezembro do ano de 2018, válido para esta premiação. 

5.3 – Podem se inscrever para concorrer ao “Troféu Jornalismo”, profissionais formados no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.  

5.3.1 – Os Jornalistas participantes deverão entregar: 

Carta

Documento com tema da matéria e breve relato acerca do mesmo deve ser anexado no site no ato da inscrição. 

Ficha de Inscrição

Deve ser preenchida uma ficha por matéria inscrita, através do site.  

Declaração

Realizar o upload da declaração assinada pela chefia da redação ou reportagem do veículo, confirmando a data, horário e programa em que a matéria foi veiculada no ano 2018, período válido para esta premiação. 

Envio de matérias

Realizar upload de uma cópia das matérias inscritas.

Nos formatos:

Vídeo – Arquivo em MP4 em alta resolução;

Imagem – Arquivo em PNG em condições para exibição;

Áudio – Arquivo em MP3 em condições para exibição.

Documento – Arquivo em PDF.

Caso seja uma matéria online preencher aba de link para acesso. 

Autorização

A autorização de uso de imagem das matérias é aceita no ato da inscrição através do site.

Refere-se ao direito do uso da imagem em todo e qualquer material entre fotos, documentos, vídeos e redes sociais, para ser utilizada pela empresa VR Assessoria em Comunicação e Marketing. Concedido a título gratuito, abrangendo todo o território nacional e no exterior. 

5.4 – Podem se inscrever para concorrer ao “Troféu Relações Públicas”, profissionais formados em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas. 

5.4.1 – Os profissionais de Relações Públicas participantes deverão entregar: 

Carta

Documento com tema do Case de Sucesso e breve relato acerca do trabalho desenvolvido deve ser anexado no site no ato da inscrição.

Ficha de Inscrição

Deve ser preenchida uma ficha por case inscrito, através do site.

Declaração

Realizar o upload da declaração assinada pela empresa, confirmando a participação do profissional de Relações Públicas na elaboração e execução do Case no ano de 2018, período válido para esta premiação. 

Envio de Case

Realizar upload de uma cópia contendo Case elaborado, planejamento e resultados do trabalho desenvolvido, sendo nos formatos:

Vídeo – Arquivo em MP4 em alta resolução;

Imagem – Arquivo em PNG em condições para exibição;

Áudio – Arquivo em MP3 em condições para exibição;

Documento – Arquivo em PDF.

Autorização

A autorização de uso de imagem do case é aceita no ato da inscrição através do site.

Refere-se ao direito do uso da imagem em todo e qualquer material entre fotos, documentos, vídeos e redes sociais, para ser utilizada pela empresa VR Assessoria em Comunicação e Marketing. Concedido a título gratuito, abrangendo todo o território nacional e no exterior. 

5.5 – Podem se inscrever para concorrer ao “Troféu Victor Ribeiro”, acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda.

5.5.1 – Os acadêmicos participantes deverão entregar:

Carta

Após a inscrição, será enviado, para o e-mail cadastrado no site, um documento com a relação de todas as peças inscritas através do site. O documento deve ser assinado pela instituição ou coordenador do trabalho e enviado escaneado para o e-mail [email protected] 

Ficha de Inscrição

Deve ser preenchida uma ficha por campanha, peça, matéria ou case inscrito, através do site. 

Comprovante

O Comprovante de Matrícula deverá ser anexado dentro do site no ato da inscrição, para comprovar o período, curso e matrícula. Será válido somente com o carimbo e assinatura da Instituição de Ensino. O trabalho será validado do período entre janeiro e dezembro de 2018 com comprovação através de documento assinado pelo orientador. 

Envio de peças

Realizar upload de uma cópia das peças inscritas.

Nos formatos: 

Vídeo – Arquivo em MP4 em alta resolução;

Imagem – Arquivo em PNG em condições para exibição;

Áudio – Arquivo em MP3 em condições para exibição;

Documento – Arquivo em PDF.

Autorização

A autorização de uso de imagem das peças é aceita no ato da inscrição através do site.

Refere-se ao direito do uso da imagem em todo e qualquer material entre fotos, documentos, vídeos e redes sociais, para ser utilizada pela empresa VR Assessoria em Comunicação e Marketing. Concedido a título gratuito, abrangendo todo o território nacional e no exterior. 

 

6. Júri

6.1 – O julgamento de todas as categorias será realizado por um júri em quantidade ímpar de profissionais do mercado amazonense, e professores da área de Comunicação e Marketing de Instituições de Ensino do Amazonas. A análise do júri será auditada pela FENAPRO. 

6.2 – Será exigido no mínimo 5 (cinco) inscrições por categoria, e o júri decidirá como julgar caso não seja atingido o número mínimo de inscrições.

6.3 – A coordenação e condução do júri com poder de voto ficará sob a responsabilidade do Prof. Dr. Afrânio Soares, presidente da empresa Action Pesquisas de Mercado e professor da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

6.4 – O júri deverá observar preliminarmente a regularidade das inscrições e, posteriormente, a fase classificatória.

 

7. Avaliação

7.1 – As peças selecionadas em cada categoria serão as que obtiverem maior pontuação em média aritmética, sendo excluídas as abstenções.

7.2 – Para a avaliação do Júri em Propaganda, na fase classificatória, serão dadas notas de 5 a 10, em cada um dos itens de avaliação. São eles:

  1. Criatividade
  2. Fotografia
  3. Redação
  4. Produção
  5. Trilha

Observação: a utilização dos 5 itens de avaliação ocorrerá somente para os meios TV, Internet e Digital. Para os demais, serão utilizados itens de I a IV de acordo com as peculiaridades de cada meio.

7.3 – Para a avaliação do Júri em Jornalismo, na fase classificatória, serão dadas notas de 5 a 10, em cada um dos itens de avaliação. São eles:

  1. Originalidade e Ineditismo;
  2. Consistência na abordagem do tema (coerência e coesão de informação;
  3. Contribuição ao conhecimento sobre o assunto e a popularização da ciência;
  4. Qualidade do texto adequado a linguagem;
  5. Utilização de recursos visuais e sonoros complementares à informação jornalística.

7.4 – Para a avaliação do Júri em Relações Públicas, na fase classificatória, serão dadas notas de 5 a 10, em cada um dos itens de avaliação. São eles:

  1. Planejamento das atividades;
  2. Resultados que comprovem a eficácia da aplicação da teoria e das técnicas de Relações Públicas.

 

8. Desclassificação

8.1 – Não serão premiados comerciais, peças publicitárias, matérias jornalísticas e cases de sucesso que tenham sido exibidos fora do prazo estipulado neste regulamento.

8.2 – Não serão classificados os comerciais cuja veiculação tenha sido proibida pelo Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) e matérias jornalísticas pelo Conselho Federal de Jornalismo (CFJ), até a data do julgamento das peças.

8.3 – Não serão selecionados os materiais que não seguirem as orientações contidas neste regulamento. Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação do evento.

8.4 – As agências poderão participar com o número de peças de seu interesse por categoria. Porém, cada peça inscrita não poderá concorrer em mais de uma categoria.

8.5 – Serão desclassificadas pelo júri peças com identificação da agência.

8.6 – Ausência de qualquer documento descrito nos itens 5.2.1, 5.2.2, 5.3.1 e 5.4.1.

 

9. Premiação

9.1 – No “Troféu Criação Publicitária” serão conferidos aos três finalistas em cada categoria:

  1. Primeiro Lugar: Troféu e “Certificado Ouro”;
  2. Segundo Lugar: “Certificado Prata”;
  3. Terceiro Lugar: “Certificado Bronze”.

9.1.2 – Será premiada como “Agência do Ano”, a agência com maior número de pontos nas diversas categorias, conferidas pelo Prêmio, tendo a seguinte pontuação:

  1. Ouro: 10 pontos;
  2. Prata: 9 pontos;
  3. Bronze: 8 pontos.

9.1.3 – Serão premiados também os profissionais da agência do ano: Atendimento, Direção de Arte, Redação, Mídia, Direção de Criação, Finalização.  

9.2 – No troféu “Melhor do Jornalismo” e troféu “Melhor Case de Relações Públicas” serão premiados e certificados os profissionais que obtiverem maior pontuação, de acordo com a classificação:

  1. Primeiro Lugar: Troféu e “Certificado Ouro”
  2. Segundo Lugar: “Certificado Prata”
  3. Terceiro Lugar: “Certificado Bronze”

 

10. Disposições Gerais

10.1 – Certificados serão conferidos a todos os profissionais cujos nomes constem na ficha de inscrição com premiação de 1º, 2º e 3º lugar.  A VR Assessoria em Comunicação e Marketing não se responsabilizará por erros ou omissões no preenchimento da ficha de inscrição.

10.2 – À VR Assessoria em Comunicação e Marketing é reservado o direito de uso das imagens e peças publicitárias para a divulgação do Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing.

 

11. Outras Definições

11.1 – O conteúdo deste Regulamento terá divulgação pública por meio de:

Site: www.vrassessoria.com.br

Facebook: vrassessoriaemcomunicacao

Blog: vrassessoria.com.br/#blog

E-mai: [email protected] 

11.2 – Todas as datas previstas neste regulamento poderão ser alteradas a critério da coordenação geral do Prêmio.